Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
O senhor acha que apenas resolvendo provas anteriores sem se apegar muito a leitura das teorias, consegue-se ter bons resultados em exames? O senhor tbm acha que fazer provas dos vestibulares auxiliam tbm para o ENEM, pois sabemos que o padrão deste é diferente daquele?
Minha experiência de magistério aponta no sentido de que o que resolve é saber a matéria e não treinar resolver questões. Quem sabe a matéria mesmo, não precisa treinar a solução de nenhuma questão. A primeira que aparecer ele resolve. Sempre lecionai com ênfase no entendimento da teoria e não na prática. A prática decorre diretamente da teoria. Mas isso tem que ser uma conduta que a pessoa segue ao longo de toda a vida estudantil. O importante, quer para o ENEM quer para vestibulares é, de fato, saber a matéria. Mas saber a matéria envolve conhecimento, entendimento, compreensão e habilidade de uso. Neste último aspecto é que vale treinar resolver exercícios e solucionar problemas (não é a mesma coisa). Mas não precisa ser muito. Há quem discorde de mim, mas dito o que valeu para mim e para meus alunos. Para testar o conhecimento, o entendimento e a compreensão (que também não são a mesma coisa), vale responder questões bem formuladas para verificar isso. Acontece que nem todos os professores saber elaborar uma matriz de prova que considere a taxonomia dos objetivos, bem como os níveis de dificuldade e o índice de discriminação das questões. Para isso é que professor tem que fazer as matérias pedagógicas. E tem que saber estatística, mesmo que lecione história ou português.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário