Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Professor, "a Lei de Gauss diz, simplesmente, que a quantidade de campo elétrico ou gravitacional emanado por uma carga ou uma massa é proporcional ao total de carga ou massa dessa fonte". É possível um atributo do campo (elétrico ou gravitacional), carga ou massa, determinando-o ?
A Lei de Gaus, absolutamente, não diz que a carga é que determina o campo. Ela relaciona o valor da carga contida no interior de uma superfície fechada com o fluxo do campo que atravessa essa superfície. Não diz quem é a causa de quem. Há duas concepções a respeito. Uma é de que a carga seja algo independente do campo e que provoca o seu surgimento. Outra que a carga seja, simplesmente, os pontos de divergência e convergência de campo, sendo, pois, o campo a realidade primordial e a carga um mero aspecto da geometria do campo. Minha concepção é esta última, uma vez que todos os tipos de campo é que representam a realidade fundamental do conteúdo substancial do universo, sendo a matéria e a radiação, bem como seus atributos, como carga, massa e spin, quantizações dos campos correspondentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário