Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
A Física Estatística e a 2a Lei da Termodinâmica já não seriam as primeiras perspectivas do indeterminismo e da incausualidade, antes mesmo da Mecânica Quântica? Inclusive a constante de Boltzmann e^KbT descreve a probabilidade de se encontrar uma partícula com uma certa energia E.
Não. O indeterminismo quântico é essencial e o estatístico, na estatística clássica (Maxwell-Boltzmann) não é propriamente um indeterminismo e sim o resultado da degenerescência dos estados macroscópicos, isto é, do fato de cada estado macroscópio corresponder a um grande número de estados microscópicos possíveis, cada qual com a sua probabilidade (cujo negativo da probabilidade é a entropia). O indeterminismo quântico se refere aos eventos microscópicos individuais em que a probabilidade não é referente a um conjunto de componentes mas a um conjunto de possibilidades isoladas de ocorrência. Ou seja, o espaço amostral quântico é um espaço de fatos (ocorrências possíveis) enquanto o espaço amostral da estatística clássica é um espaço de estados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário