Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
Porque as pessoas associam o comunismo a uma ação anti-igreja, a uma atitude em prol do ateismo? Isso é certo? Ouço muitos falando isso, inclusive padres e catequistas da igreja católica.
Em parte é verdade mesmo, mas não é uma necessidade do comunismo. Acontece que a religião católica não aceita a existência do igualitarismo, isto é, a inexistência de hierarquia que o comunismo preconiza. Não foi isso que foi pregado pelo Cristo, tanto que os primeiros cristãos eram comunistas. Mesmo assim eles consideravam Deus como um senhor e não de modo democrático como um igual entre eles. E, para o comunismo, ninguém é senhor de ninguém, nem Deus. O que aconteceu com o cristianismo através do tempo foi que ele promoveu uma submissão do povo aos desígnios não só do clero, mas da nobreza, o que o comunismo repudia. Então o comunismo é sim, e não pode deixar de ser, avesso às religiões como instituições. Mas não necessariamente à crença em Deus, desde que não institucionalizada em religiões. Como o ateísmo é uma libertação desse jugo, em geral, o comunismo é mais favorável ao ateísmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário