Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
O pensamento cético deve ser sempre ensinado e priorizado principalmente por pessoas ligadas a ciência ? Eu acho que o ceticismo deveria ser a base da sociedade,o que acha ?
Eu não diria a base da sociedade, mas a base do modo de encarar a realidade e de pensar. Não o ceticismo pirrônico, mas a dúvida metódica de Descartes. Tudo tem que ser examinado com reservas e dúvidas, exatamente para se envidar esforços no sentido de se obter a descrição e a explicação mais condizentes com a realidade. O ceticismo é a segunda e a quarta ferramentas essenciais na busca da verdade. A primeira é o exame criterioso. E a terceira é o raciocínio para se tirar conclusões. Em suma, examina-se, duvida-se para apurar o exame e dirimir as dúvidas, pensa-se para tirar conclusões e duvida-se de novo das conclusões, para aprimorar o raciocínio. Então se obtém uma descrição ou uma explicação o mais satisfatória possível, dentro do arcabouço de conhecimentos disponíveis. Mas sem se estar com garantias de certeza, apenas de fortes convicções. Sempre com a mente aberta a revisar tudo, uma vez apresentados novos fatos ao exame. A base da sociedade, por outro lado, tem que ser um pacto interpessoal de confiança, de sinceridade, de honestidade, de ajuda mútua, de solidariedade, de desprendimento, de esforço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário