Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Professor, o físico Lawrence Krauss disse que "o nada é instável". Você leu o livro dele "Um universo que veio do nada", certo? Estou muito curioso a respeito, e nos alegraria muito se você esclarecesse essa ideia do "nada".
O que o Krauss chama de "nada", não é nada, mas alguma coisa, isto é, vácuo. Ele diz que o conteúdo do Universo provém da energia do vácuo. Não está correto. O atual conteúdo de matéria e radiação do Universo provém do "campo" do vácuo, cuja energia se transformou na massa da matéria e na energia da radiação. Energia não é uma entidade e sim uma propriedade das entidades. Ele diz que a energia total do Universo é nula, se se computar a energia negativa da gravitação com a energia positiva das massas e dos movimentos. Mas ele não faz a conta para provar. Não sei se é verdade. Além disso, o surgimento da matéria e da radiação a partir do campo do vácuo não é o surgimento do Universo. O vácuo, sem matéria e nem radiação, já é o Universo. Já tem extensão espacial, já tem propriedades, como energia, já tem decurso de tempo. O surgimento do Universo foi o surgimento do vácuo sem ter do que provir. Sem haver espaço, nem vazio, nem tempo, nem campo nenhum. Isso é que é "nada". Como o vácuo surgiu de nada, ele não explica. Mas ele está certo em dizer que não existe e nunca existiu espaço vazio. Todo espaço existente é preenchido por matéria, radiação ou campo. Quanto não tem matéria, chama-se vácuo. Mas o vácuo não é vazio. Tem campo e pode ter radiação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário