quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Vc é patriota?‎

Não. Não sou brasileiro, sou terrano. Ou melhor, universano.Não é que eu não aprecie o Brasil. O que eu não acho é que seja melhor do que o resto do mundo ou que se deva ter uma noção "nós" e "eles", os estrangeiros. Para mim somos todos "nós". Mesmo com a abolição dos estados, que é o que acho que deveria haver, continuariam a existir os países, com sua cultura, seus idiomas e tudo o mais. Só que sem nenhum sentimento de ufanismo e nem de protecionismo local. Patriotismo e nacionalismo não envolvem apenas o amor ao povo e à terra em que se nasce, mas também sentimentos perversos de priorização do local em relação ao global, de rejeição a valores estrangeiros, não por serem, de fato, indefensáveis, mas por serem, apenas, diferentes do que é local. Essa visão bairrista para mim é mesquinha. Daí que não me considero como brasileiro e sim como terrano.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails