Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de março de 2015
As moradas celestiais foram descritas em todas as tradições religiosas do mundo. Sem dúvidas, viver num mundo o qual prazeres sensuais estão maximizados é algo desejável para a maioria das pessoas. Você acredita ser possível construir um paraíso na Terra? Que devemos fazer para alcançá-lo?
O sonho do paraíso terrestre é acalentado por quase todas as pessoas. A desilusão com a sua obtenção leva à aspiração por um paraíso celeste, numa pretensa vida após a morte. Eu mesmo, quando acreditava em Deus, ansiava por minha morte para poder fruir a bemaventurança eterna, na qual antevia infindáveis conversas com Deus para satisfazer minha curiosidade de saber tudo a respeito de tudo. Agora que sei que isso não existe, foco minha ação na consecução de um projeto de mundo paradisíaco, a ser atingido pela humanidade em um processo evolutivo gradual, ao fim de dezenas de gerações. Isso é perfeitamente possível e se pode envidar esforços para se chegar lá em menos tempo, isto é uns poucos milhares de anos apenas, por meio de ingentes esforços educacionais, no sentido de se mudar a mentalidade e a cosmovisão das pessoas do mundo todo, para que passem a viver de modo fraterno, com justiça, equidade, solidariedade, cooperação, generosidade, altruísmo, diligência, bravura, nobreza, honestidade, em suma, num estado de elevada virtude pessoal e social. Especialmente com muito amor, sem inveja, sem ganância, sem preguiça. Isso pode vir a acontecer e, certamente virá, pelo esforço de cada um no sentido de mudar o outro. O mais importante é se despir totalmente do egoísmo, o pai de todos os vícios. Assim se construirá o paraíso na Terra. Um paraíso que dispensará a existência de exércitos, de polícia, de juízes, de advogados, de presídios, de dinheiro, de propriedade, de governos, de estados, de leis. Depende de cada um se dispor a colaborar sem querer nenhuma retribuição. Porque não verá o retorno em sua vida, mas estará obrando para o futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário