Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de março de 2015
Vejo muitos cientistas dizerem que o Big Bang foi uma explosão (ao invés de expansão) ou que tudo é feito só de matéria, ou então matéria e energia. Você acha que isso ocorre por deslize, por facilitação, por considerar irrelevante ou por desconhecimento mesmo?
Geralmente é para ser mais acessível ao público sem maiores noções científicas. É muito comum considerar que energia seja uma entidade e não uma propriedade, como é. Há cientistas que dizem que o Universo seja feito de matéria e energia. Em geral o que eles querem dizer é que seja feito de matéria e campo, nele incluindo a radiação, que denominam impropriamente de "energia". Mas eles sabem que não é isso. Todavia se disserem que é feito de matéria, campo e radiação vão ter que explicar com mais detalhes, o que pode confundir as pessoas. Mas eu não gosto de dizer coisas erradas só para não complicar. Prefiro complicar. Essa da explosão também é para não complicar, pois há quem não consiga entender que algo não pode explodir e avançar para um espaço que não existe. Há quem não consiga entender que "nada" não contém nem espaço vazio. Pensam que antes do existir o conteúdo do Universo havia espaço vazio. Não entendem que o próprio espaço é um constituinte não substancial do Universo e não havendo Universo também não há espaço. Isso tem que ser divulgado à exaustão, como sempre faço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário