Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de março de 2015
Ernesto, para calcular a velocidade de um elétron em um circuito (9V/4,5A), eu calculei a energia potencial elétrica gasta durante 1s e a converti em energia cinética usando a massa do elétron. Só que o valor que achei para a velocidade deu absurdamente grande 9,42.10^15m/s. O que está errado?
Duas coisas: para começar esse seu cálculo valeria para elétrons em movimento no vácuo e não dentro de condutores materiais. Nesse caso o cálculo é bem diferente e muito mais complexo. Depois, mesmo no vácuo, tem que se levar em conta a variação relativística da massa do elétron com a velocidade que ele vai adquirindo, o que também complica os cálculos. Ou seja, a equação de conservação da energia mecânica não relativística que você usou só vale para velocidades pequenas em comparação com a da luz e, nos condutores materiais, a energia mecânica não é conservada, pois há dissipação de calor pelo atrito. Isso é estudado em Física no nível superior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário