sexta-feira, 27 de março de 2015

O que acha da abordagem do ENEM?Não digo do nível das questões, mas da forma como são feitas, exigindo bastante da competência leitora.‎

Isso é ótimo. Tem que ser assim mesmo. Mas acho que deveria ser como no começo do ENEM, isto é, questões completamente interdisciplinares sem pontuação separada por área. Todavia há algumas questões que a resposta pode ser obtida sem se ler o texto. Nesse caso o texto deveria ser omitido. Sou totalmente contra questões só de memorização ou que se resolvam apenas por fórmulas. O importante é aferir a capacidade de interpretação, de raciocínio, de síntese. Cada questão tem que exigir, conhecimento, entendimento, compreensão e habilidade de aplicação. Assim fazendo o ENEM sinalizará para o Ensino Médio e Fundamental que o treinamento para resolver questões dos antigos vestibulares não vale mais. As questões têm que ser elaboradas por experts que evitem a todo custo que quem domine "macetes", "marretas" e similares não logre acertá-las. Só quem, de fato, conheça, entenda, compreenda e tenha habilidade em aplicar o conteúdo em situações inusitadas seja capaz de acertá-las. Assim o ENEM estará promovendo uma eficaz reforma da Educação Básica em poucos anos. Uma reforma que passa a tratar a educação como educação e não como instrução.

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