Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 27 de março de 2015
O que eu realmente gostaria que me fosse descrito com consistência, é como a inteligência se manifesta pela primeira vez no mundo físico, quais os seus antecedentes, quais os fatores que propiciaram uma primeira e milagrosa manifestação de discernimento intelectual, de consciência de existir. No me
Inteligência é um atributo mental. Mente é a ocorrência de um cérebro (e seus anexos) em funcionamento. A inteligência é o atributo da mente que lhe capacita a solucionar problemas e a aprender. Só animais possuem inteligência. Ela se desenvolveu gradativamente ao longo da evolução. Não há uma espécie específica a partir da qual algum ramo evolutivo se tornou inteligente. Todos os ramos evolutivos dos animais apresentam inteligência, que pode ir aumentando à medida que a evolução acontece (ou não). Inteligência não é nada milagroso. É uma ocorrência normal. Consciência também. Consciência é o atributo mental do ser saber que é algo distinto do resto do mundo, bem como de saber que está pensando e o que está pensando. Pensamento é um processamento mental interno, isto é, não concernente às sensações nem aos comandos motores e glandulares. Recentemente discorri sobre isso aqui no Ask. Consciência, como inteligência, surgiu gradativamente ao longo da evolução. Também não é milagre nenhum. Por enquanto não existe inteligência e nem consciência exceto em sistemas biológicos animais. Mas pode ser que, no futuro, isso se apresente em artefatos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário