sexta-feira, 27 de março de 2015

Se alguem perguntasse ao senhor qual maior argumento que usaria pra dizer a um cristão que não há nenhum deus acima de nós?‎

Não só para um cristão mas também para qualquer um que ache que Deus exista, seja de que religião for, ou mesmo que não tenha religião, há vários argumentos contra essa existência ou, pelo menos, contra a existência de um Deus com as características que a maior parte das religiões atribui a seu conceito. Para começar, a ser Deus, há que ser onipotente, senão não seria Deus. Então o argumento de Epicuro mostra, cabalmente, que, existindo Deus, ele não pode ser bondoso. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Epicuro
Além disso, há outras considerações.
A imperfeição do Universo (existem doenças, por exemplo), depõe contra a consideração de que seria necessário um Deus para explicar a perfeição do Universo.
A não necessidade de causa para todo evento, mostrada pela Física Quântica, depõe contra a consideração que seria necessário um Deus para ser a causa primeira da existência de tudo.
O fato de que existência não seja um atributo do ser, mas uma situação, derruba o argumento ontológico para a existência de Deus. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumento_ontol%C3%B3gico
Fé, sendo uma crença em assertivas não evidentes, não comprovadas e sem plausibilidade, não pode se sustentar como critério de verdade de nada. Portanto basear a veracidade da existência de Deus na Fé é completamente despropositado.
Há quem considere que a existência de Deus seja um requisito para haver qualquer critério ético de comportamento. Isso não procede, pois a ética se fundamenta em considerações puramente humanistas.
O fato de que a ciência tem obtido, ao longo da história, cada vez mais explicações naturais para muitos fatos considerados como de origem sobrenatural, como o surgimento da vida e do Universo, leva a considerar que, mesmo o que ainda não se obteve explicação, um dia se obterá, não se podendo recorrer a Deus para o preenchimento de lacunas de explicação. O que não se sabe, simplesmente "ainda" não se sabe.
Há outras razões, que no momento não me ocorrem. Além dessas razões para não se acreditar em Deus, há, também, razões para não se acreditar na existência de uma alma espiritual e nem de que tal alma seja imortal.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails