Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Conversei com algumas pessoas que julgam o ensino oral como mais eficiente que via escrita. A ideia seria de que a comunicação oral estaria mais enraizada no ser humano, devido a questões evolutivas. A escrita/leitura seriam adaptações recentes. Isso tem algum fundamento e afeta mesmo o aprendizado?
Sim. a assimilação do conhecimento fica melhor quando se associa leitura com audição e com escrita (mas a escrita caligráfica e não datilográfica). Só a audição e só a leitura não promovem uma integração intersensorial que reforçe a fixação da aprendizagem. Outra coisa excelente é ensinar ou, pelo menos, fazer palestra sobre o tema. Juntando tudo isso o cérebro fixa de modo indelével o que se aprendeu. É preciso, também, promover o reforço com a revisita periódica ao assunto. A primeira delas tem que ser feita no mesmo dia em que se abordou o tema pela primeira vez, antes que se durma. Para que o cérebro confira relevância ao tema e, no sono, passe seu conteúdo da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa duração, no córtex pré-frontal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário