Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Quais são os problemas de se fazer/entender filosofia sem fazer/entender ciência? E quais são os problemas do oposto disso, fazer/entender ciência sem fazer/entender filosofia?
Uma pessoa não consegue ser verdadeiramente filósofa se não conhecer ciência, pois a Filosofia é como uma meta-ciência, isto é, abarca todo o conhecimento científico, criticando-o, organizando-o, sistematizando-o. Não se pode fazer isso sem saber de que a ciência trata. Além do mais a Filosofia cuida da realidade e a realidade, mesmo a não física, se assenta sobre a realidade física. Logo é essencial entender como é a realidade física. Por outro lado, filosofar é pensar e o pensamento é um fato psicológico, que se fundamenta na anatomia e fisiologia do cérebro, que é uma entidade biológica. Portanto o entendimento do processo de filosofar requer o conhecimento de biologia. Da outra parte, nenhum cientista o é verdadeiramente se não for capaz de criticar a sua construção científica e saber inserir sua área no contexto global dos conhecimentos humanos. Ou seja, tem que ter boas noções de Filosofia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário