terça-feira, 28 de abril de 2015

Ernesto fiquei triste com todas essas gargalhadas diante da pergunta desse jovem: https://www.facebook.com/wolfedler/posts/10206365548768421. -Qual o problema que essas pessoas viram nessa pergunta? -Eu, particularmente, não vi, e nem vejo nenhum. -E você, querido, o que acha dessas risadas? Conti..‎

Eu acho muito chato, uma falta de respeito com o próximo. Aliás!, Acho que o respeito se perdeu em alguma esquina obscura da vida...
A não ser que a pergunta seja realmente impertinente eu respondo. As que não respondo é porque não dou conta. Nunca suponho que foi colocada para zoar. Ao perguntar se no céu tem pão, o que a pessoa quer dizer, pelo que entendi, é o que se poderia entender por "céu", especialmente esse dos bemaventurados. Tal "céu", seria um "lugar"? Seria algo físico? Se se diz que Jesus ascendeu ao céu corporeamente e corpo é físico, então o céu é físico. Corpo ocupa lugar, então o céu é um lugar. Corpo requer ar para respirar, pressão atmosférica para não explodir, água para beber, comida para se alimentar. Corpo requer uma faixa de temperatura razoável para não morrer nem de frio nem de calor. Corpo excreta os rejeitos dos alimentos e o produto da filtração dos rins. Corpo não flutua no ar, então esse céu teria que ter um chão. Essas são questões inteiramente pertinentes. Interpretando "pão", como alimento, se no céu vai haver organismos vivos (como se diz que acontecerá depois do juízo final), então há que se ter produção de alimentos. Ora, isso tudo mostra que o conceito religioso de céu é inteiramente incoerente. Não vejo razão nenhuma para se ridicularizar tal pergunta. Eu mesmo concluí que esse "céu" não existe em razão desse tipo de considerações. Além, é claro, das considerações pertinentes à inexistência da alma. Mas isso é outra história.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails