Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
o que acha da redação do ENEM? concorda que deve ser proposta do jeito que é atualmente (com um tipo de dissertação específica e com critérios preestabelecidos e consideravelmente rígidos) ou acha que deveria ser dada mais liberdade aos candidatos para escrever o texto?
Essas exigências se prendem ao prazo exíguo para apresentar o resultado da correção das dezenas de milhares de redações. Não há como fazer de outro modo. Para mim nem precisava ter redação. É possível avaliar a capacidade de redação com questões de múltipla escolha. Até mesmo demonstrar teoremas. Basta entender muito bem de elaboração de questões de múltipla escolha. Note que eu não estou dizendo entender bem e sim entender MUITO bem. Mesmo não tendo redação no ENEM o Ensino Médio precisa treinar muito os alunos a redigir para que eles aprendam a desenvolver o raciocínio. E isso pode ser cobrado em provas de múltipla escolha. Vou elaborar uma prova exemplificativa disso e apresentarei aqui. Em verdade acho que o ENEM seria muito melhor sem a redação. Mas teria que ser muito mais puxado e totalmente interdisciplinar, sem divisão de questões por área. Sou um fã do ENEM, mas fiquei despontado quando eles abandonaram a interdisciplinariedade e passaram a fazer questões por área. Entendo que o ENEM não é para ser uma prova de entrada no nível superior mas uma prova de saída do nível médio. Então ele tem que aferir o conjunto dos conteúdos de forma global e não discriminada. Porque qualquer pessoa que tenha nível superior, de qualquer área, tem que ter um bom conhecimento de todos os conteúdos do nível médio. E uma boa habilidade em usá-los.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário