Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de abril de 2015
http://ask.fm/account/notifications/answers Ernesto, em relação a esse mundo desejado, traçado por você, há uma espécie de alienação, concordas?! viver sob o domínio do nada, seremos nada, concordas?
De modo nenhum. Não concordo nem um pouco. Não há alienação nenhuma. Há uma plena conscientização de que se tem que ser vigilante e combatente para manter o bem, a concórdia, a paz, a solidariedade, a harmonia, a fraternidade, a justiça. Tudo isso requer esforço denodado e constante. Mas um esforço alegre e prazeroso. Um esforço compartilhado. Não pode haver preguiça nem cobiça. Todos têm que ser diligentes e desprendidos. Isso requer grande virtude que requer grande força de vontade. Só assim se constrói esse mundo. E isso se obtém pela educação. A educação tem que ser uma educação para a virtude. Uma educação do caráter para a firmeza de vontade, para a bravura, para a combatividade. Mas a combatividade em prol do bem e de todos esses predicados do mundo ideal. Não se vive sob o domínio do nada, porque nada não existe. O que acontece é que se vive sem domínio. Vive-se pelo consenso, tudo resolvido democraticamente entre os interessados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário