Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 30 de junho de 2015
Por que as pessoas incorporaram questões de bom senso à ideologias? Por exemplo, é difícil encontrarmos alguém que defenda o Capitalismo, porém, seja ateu, feminista, militante em causas LGBT etc. Parece que existe uma tabela pra cada lado político.
Realmente há uma associação entre ideologias, convicções e causas que eu chamaria de conservadoras, como capitalismo, direitismo, machismo, patriarcalismo, religiosidade, carnismo, homofobia, monogamia, autoritarismo, intolerância, preconceitos e, por outro lado, ideologias, convicções e causas progressistas, como comunismo, esquerdismo, feminismo, ateísmo, libertarismo, anarquismo, tolerância, falta de preconceito, aceitação da homossexualidade, poliamorismo, vegetarianismo e outras do tipo. Não necessariamente cada pessoa que defenda uma das causas de um ou do outro grupo defende todas elas, mas, em geral, há uma correlação. Isso está contido na cosmovisão da pessoa e é difícil de ser mudado. A cosmovisão possui um componente inato mas, em sua maior parte, é formada pela interação da pessoa com o mundo à medida que vai crescendo, desde criança, especialmente o contato com a família nos primeiros anos de vida. Todavia, às vezes, acontecem episódios de mudança radical de cosmovisão em função de ocorrências da vida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário