Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
Em alguns livros de Álgebra Linear para provarmos que R³ é um espaço vetorial utilizamos vetores do tipo: u = (x,y,z). No entanto, essa notação de vetor só é permitida quando adotamos uma base, capítulo posterior ao de Espaço Vetorial. Não é um erro? 30/01/2016
Não é erro. Ao se considerar o conjunto das triplas de números reais como um espaço vetorial está se considerando o conceito abstrato de espaço vetorial e não o conceito geométrico de vetor. O que se estuda, então, é o comportamento dessas triplas sob a ação das operações definidas sobre elas. Que propriedades possuem e como o conjunto dessas propriedades estabelece uma estrutura matemática que se chama "espaço vetorial", independentemente de representar vetores geométricos. Depois, ao se estudar os vetores geométricos no espaço e sua representação por meio de triplas de números reais, se verifica que há um homomorfismo entre essas estruturas, ou seja, exibem as mesmas propriedades operacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário