quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Já leu o surpreendente artigo do filósofo americano Edward Feser: "Porque Searle é um Dualista de Propriedades."? A lógica da Filosofia da Mente de Searle está completamente em pedaços? Me parece que sim. 24/01/2016

Esse artigo eu ainda não li mas, recentemente, comprei dois livros dele: "The Last Superstition" e "Scholastic Metaphysics" que vou ler depois que acabar os quatro que estou lendo atualmente. Do Searle eu já li "A Redescoberta da Mente" e "The Mystery of Consciousness". A princípio concordo com o Searle em quase tudo. Mas não sei se me considero um "dualista de propriedades" ou um "monista fisicalista", se bem que ainda estou mais para a segunda opção, mas não numa concepção behaviorista como Skinner ou Watson. Considero que a mente existe, mas como uma ocorrência do sistema nervoso. Talvez seja isso mesmo que Searle proponha, isto é, a mente é uma "propriedade" do cérebro e seus anexos. Essa é a minha concepção. Vou ler esse artigo e o livro em que Feser contesta os "neo-ateistas", dos quais eu sou um. Mas gosto de ler e estudar mesmo os argumentos que me contestem, ou para reforçar minha posição ou para mudar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails