quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ernesto, o que acha disso: http://hypescience.com/papa-francisco-evolucao-big-bang/ ? Há religiosos que usam o argumento de que sete dias para Deus é como sete milhões de anos para nós. Qual a sua opinião a respeito desse tanto de asneira? 24/01/2016

Acho alvissareira a notícia de que o Papa considera que as teorias cosmológicas e evolutivas, de base científica, são modelos descritivos mais fiéis à realidade dos acontecimentos do que as descrições bíblicas, que, então, passam a ser consideradas mitológicas. Todavia, mesmo assim, ainda vejo alguns problemas. O que ele disse se assemelha muito mais à concepção deísta do que a teísta, que é o fundamento da doutrina cristã. Se o ser humano é o produto de uma evolução, então não há essa história de pecado original e, portanto, não há nenhuma razão para que tenha ocorrido a redenção protagonizada por Jesus Cristo ao morrer na cruz. Inclusive a própria divindade de Jesus e sua ressurreição passam a ser fatos lendários. Não sei como o Papa vai compatibilizar tudo isso. O meu entendimento é que ciência e religião (qualquer uma) são, de fato, incompatíveis. E mais: um Deus como as religiões o concebem é algo que não encontra guarida nenhuma nas considerações científicas. 
Quanto a esse negócio de que um dia dos relatos bíblicos equivaleria a milhões de anos, trata-se de uma sacada inteiramente gratuita, pois a sequência de coisas criadas segundo a Bíblia não corresponde à sequência com que surgiram no Universo e os intervalos de tempos são completamente variáveis, de modo que esses "dias" teriam, cada um, durações distintas, além de estarem na ordem errada. Não vejo sentido nenhum nessas tentativas de preservar os relatos bíblicos como descrições reais dos fatos ocorridos. É melhor considerar mesmo que eles sejam, apenas, consubstanciações de mitos ancestrais inventados por povos primitivos, sem a menor correspondência com os fatos reais ocorridos. Da mesma forma que os relatos históricos que a Bíblia contém. Em suma. A Bíblia é um livro de ficção.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails