quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Se vivemos dentro de um buraco negro, como o universo pode ser plano? 27/01/2016

O que se aplica a uma parte do Universo, não precisa se aplicar a ele todo. O Universo, se for plano, será infinito (mas pode ser infinito sem ser plano, isto é, se tiver curvatura negativa). E isso é o que parece que seja, em vista das informações disponíveis. O cálculo que conduz à conclusão de que o Universo seja o interior de um buraco negro é feito com relação ao Universo Observável.
A estimativa da massa luminífera do Universo Observável é de 2E52kg. Se isso é só um vigésimo do conteúdo de massa e energia, ao se incluir a matéria e a energia escuras, seu valor total passa a ser 4E53kg.
O raio do horizonte de eventos de um massa é dado por R = 2GM/c², que, no caso dessa massa, tem o valor de 5,3E26m.
O raio calculado pela constante de Hubble para o Universo Observável é de 4,4E23m.
Portanto o conteúdo do Universo Observável está dentro do horizonte de eventos de sua massa.
Todavia o raio de horizonte de eventos é proporcional à sua massa, mas, com a expansão cósmica, a mesma massa vai ocupando, com o tempo, raios cada vez maiores. Haverá um momento em que o raio ocupado pela massa atualmente observável atingirá e ultrapassará seu horizonte de eventos e, portanto o Universo Observável deixará de estar dentro de um buraco negro.
Note que esse conceito existe para cada ponto do Universo (Observável por nós ou não). Ou seja algum ponto do Universo estará dentro de algum Universo Observável e fora de muito outros. Da mesma forma que dentro ou fora de algum buraco negro desses.
De qualquer modo, seja o Universo fechado e finito ou aberto e infinito, não existe lado exterior ao Universo. Portanto não há como nada sair do Universo. Isso significa que, pelo conceito de Buraco Negro, o Universo, como um todo, é um Buraco Negro, não importa cálculo nenhum que seja feito.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails