Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Às vezes, penso que se um ser humano conseguir adquirir todo o conhecimento do mundo ele tenderá à loucura. Tantas informações seriam impossíveis de se compartilhar. Seriam inúteis, por não haver tempo hábil para usufruir delas. Parece que a ignorância pode ser benéfica. Concorda, professor?
De modo nenhum. A ignorância é maléfica, isso sim. Claro que não se pode saber tudo. Mas quanto mais se souber melhor. O mundo de pessoas altamente bem informadas e cultas é um mundo muito melhor. Pessoas com bastante conhecimento têm mais condições de construir uma vida aprazível. Não são facilmente enganadas pelos espertalhões. Em geral são mais justas, mais generosas, mais solidárias. O conhecimento estimula a inteligência (se bem que uma pessoa pode ser inteligente com pouco conhecimento). O conhecimento não leva à loucura de modo nenhum. Nietzsche ficou louco por um problema orgânico e não pelo volume de conhecimento que adquiriu. A maior parte dos problemas do mundo, como a pobreza, a fome, as doenças, as guerras e outros, para serem resolvidos, a primeira medida é acabar com a ignorância.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário