Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
professor,o que pensas a respeito da música clássica enquanto alta cultura? a clássica em comparação com a popular possui um "valor" a mais, certo? Como é possível para um leigo ser capaz de apreender esse valor?
Tanto a música erudita quanto a popular possuem valor. A questão é que a erudita, por seu caráter mais elaborado e cerebral, mesmo que expressando emoções, é considerado um produto cultural mais elevado, justamente, por requerer grande conhecimento teórico e muita inteligência e criatividade para ser composta e executada. Não que a popular não requeira inteligência, sensibilidade e criatividade, mas que seja mais simples de se compor e executar. Normalmente o valor cultural acaba se prendendo à complexidade e à exigência de uma capacitação específica maior para a execução da obra. Em outras palavras, um compositor clássico é capaz de compor música popular mas nem todo compositor popular é capaz de compor música clássica. Qualquer pessoa, contudo, é capaz de aprender a apreciar a música clássica se dedicar tempo suficiente para ouvi-la, bem como tempo para ler bastante a respeito. O bom, também, é aprender teoria musical, para bem apreciar o que se ouve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário