segunda-feira, 7 de março de 2011

Eu não dou a resposta de uma prova aos meus alunos, pq quero que eles raciocinem e sejam maduros. Não estou sendo mal, mas ajudando-os a seres pessoas maduras. Ainda, não a vi a evidência que Deus não possui quaisquer motivos morais para permitir iss

Você está corretíssimo. Aliás acho que nenhum livro didático, qualquer que seja a matéria, deve dar respostas a suas questões, exercícios e problemas. Nem o livro do professor. Também não acho necessário que se treine resolver questões objetivas (fechadas). O aluno que saiba resolver questões discursivas (abertas) saberá resolver as fechadas, pois estas nada mais são do que abertas que já têm a resposta para escolher. Treinar a solução de questões fechadas tira o foco do aluno em aprender e saber e o coloca em adquirir técnicas e habilidades de resolver questões. Isto é muito ruim. O objetivo da educação não é ensinar a fazer provas, mas sim desenvolver a inteligência, a sensibilidade, o caráter e adquirir conhecimentos, habilidades, competências, hábitos, valores. As provas são meros instrumentos de aferição do resultado do processo e não têm grande significado além disso. É melhor saber e tirar nota ruim do que tirar nota boa sem saber e sem ter adquirido o que se pretende nos objetivos educacionais. Para alcançá-los o professor não tem que "passar matéria", mas levar a turma a aprender por si mesma, "quebrando a cuca". O professor é como um treinador de um atleta. Ele só indica o que tem que ser feito, mas que faz é o aluno. Senão não aprende. E, ao avaliar o processo, não tem que ver se o aluno domina apenas informações a serem repetidas, mas, principalmente, se tem o domínio das habilidades para saber usá-las na solução de problemas reais, que ocorrerão em sua vida profissional e, mesmo, na vida pessoal e social. Desenvolver isto na turma é que é ser um bom professor e eu me orgulho de ter sido sempre assim, como atestam as avaliações de meus ex-alunos:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379 .

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails