quinta-feira, 10 de março de 2011

Quantas línguas você sabe falar ? Quais ? Você já aprendeu alguma língua sozinho ? Acha possível aprender ?

Falar, além do português, só falo inglês. Mas leio francês, italiano e espanhol e escrevo razoável em francês e italiano. Inglês e francês eu aprendi na escola pública, nos anos 60, além do Latim. Italiano eu aprendi sozinho, para entender óperas. Na graduação e no mestrado eu estudava Física e Matemática em livros em inglês, espanhol e francês (traduzido do russo), de modo que me aprimorei nestas línguas. É possível aprender sozinho. Pegue um romance, de umas 200 páginas, na língua que quiser aprender, arranje um dicionário e uma gramática. Vá traduzindo o romance com a ajuda do dicionário e da gramática. Estude a gramática toda. Ao acabar de traduzir o romance já estará lendo na língua. Dispenda uma hora por dia, sem pular sábados, domingos nem feriados. Então compre um caderno e comece a escrever na língua. Diretamente, sem fazer versão. Use o dicionário e a gramática. Depois de escrever umas 100 páginas já estará sabendo escrever na língua. Aproveite para escrever um romance. Aí passe a falar, sem medo de errar, com alguém que já fale, para ver se se comunica e entende o que ouve. Insista sem desanimar. Não tenha vergonha nem se preocupe em estar pagando mico. Com esse processo, em seis meses você estará dominando o idioma. Requer apenas uma força de vontade muito grande, nenhuma preguiça e razoável inteligência.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails