sábado, 7 de maio de 2011

A faculdade existe para ensinar uma profissão?

Segundo meu entendimento não deveria ser assim. O curso superior deve dar conhecimentos, habilidades e competências. Mas as pessoas podem adquirir isso sem ter curso superior. Para exercer qualquer profissão há que se ter competência. Se a profissão tiver responsabilidade social, como medicina, engenharia e direito, é preciso um organismo controlador que autorize o seu exercício em função de um exame de qualificação que, até, acho que tinha que ser por certo tempo (digamos 5 anos) sendo, então renovado. Mas não é preciso ter feito o curso específico, se a pessoa mostrar que sabe tudo o que é preciso, tendo aprendido sem o curso. Inclusive porque as universidades aprovam alunos que saibam apenas 60% do que é preciso. Sou inteiramente contra a regulamentação das profissões acadêmicas, como a de físico, por exemplo. Se você sabe Física, não importa como aprendeu. Se um médico descobrir uma nova lei física, está descoberta. Não precisa ser físico para valer. Se um advogado descobrir a cura de uma doença, está descoberta. O controle cartorial das profissões, para mim, é um completo despropósito.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails