quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porque não se ensina na escola astronomia básica? e eletrônica porque a escola de hoje é reduto de imbecis que fingem aprender e professores que só querem ganhar ( ainda que achem pouco o salário que ganham )

Esta é uma terrível distorção. Trabalhei oito anos na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), da Força Aérea Brasileira, como professor de Física e lá, de fato, se tinha um ensino decente, objetivo e proveitoso. Além de Matemática, Desenho, Física, Química, Biologia, Geociências, Geografia, História, Português, Literatura, Redação, Moral e Cívica, tinha administração e economia, eletrotécnica, eletrônica, marcenaria, mecânica, datilografia (hoje seria digitação e informática), condução de automóveis, inglês e francês prá valer mesmo, música, educação física todo dia e instrução militar. Dez horas de aula por dia em regime de internato, com horas de estudo obrigatório. Para mim só faltava artes plásticas, horticultura e jardinagem, culinária e corte e costura, que acho importantes na formação de todo mundo, moças e rapazes. Isto no tempo do Médici e do Geisel. Não aprovo os governos deles, mas que o Ensino Militar, à época, era de altíssima qualidade, isso era. Porque não é assim em todo lugar no Brasil hoje (e mesmo então)? Porque isto requer competência, dedicação, bons salários, seleção rigorosa de professores, aperfeiçoamento contínuo (fiz vários cursos na USP), tolerância zero para indisciplina dos alunos e para incompetência dos professores, exigência grande para aprovação, desligamento por reprovação (mas isto não poderia acontecer em todas as escolas, senão os reprovados nunca teriam chance nenhuma). São medidas sumamente impopulares que, se não forem tomadas, a educação no Brasil vai do brejo em que está para os pântanos de areia movediça. Quanto à astronomia, astrofísica e cosmologia, poderiam ser integradas às geociências e à física, mas o melhor é que fosse uma disciplina à parte. Na própria física eu acho que fica muita coisa importante sem ser vista, como o momento angular, a dinâmica dos fluidos, a relatividade, a física quântica, a física nuclear, a física do estado sólido, a eletrônica, as ondas eletromagnéticas, a física estatística. Em compensação se vêm tópicos puramente técnicos não relevantes para a compreensão do funcionamento da natureza, que deviam ser deixados para as matérias práticas, como associações de resistores e capacitores, equilíbrio de barras, máquinas simples, termometria e calorimentria. Tudo isto só é dado para ter assunto para se fazer questões de vestibulares.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

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