domingo, 26 de junho de 2011

Ernesto, quais as definições para os tipos: fuga, sonata, sonatina e cantata ? Agradecida.

Fuga é uma estrutura musical na qual um tema melódico é repetidamente trabalhado, cada vez com alguma variação e com o início superpondo o término da variação anterior, num entrelaçamento contínuo. Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fuga.
Sonata é uma peça musical puramente instrumental, normalmente composta de três ou quatro movimentos: o primeiro festivo, o segundo suave, o terceiro dançante e o último festivo de novo. Sonatina é uma sonata de curta duração e cantata é uma peça para ser cantada. Uma sonata com um movimento só costuma ser denominada "tocata". Uma sinfonia é uma sonata para a orquestra inteira e um concerto é uma sonata para um ou mais instrumentos, acompanhados pela orquestra.
O primeiro movimento das sonatas, concertos e sinfonias costuma ter a estrutura denominada "forma sonata". Após uma introdução, geralmente lenta, são apresentados dois ou três temas. A seguir eles são desenvolvidos com diversas variações e intercalações. Depois são reexpostos até que o movimento se encerre com uma "coda", ou fechamento. Os segundos movimentos costumam ter uma estrutura simples A-B-A de temas. O movimento dançante pode ser um minueto, um scherzo ou uma valsa. O movimento final, mais enérgico, pode ser, de novo, na forma sonata ou na forma de um tema com variações, uma fuga, ou, ainda, um rondó, que é uma estrutura em que um tema é repetidamente retornado, intermeado por outros trechos variados.
Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonata e http://pt.wikipedia.org/wiki/Forma_sonata.
Se você entender inglês é melhor consultar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Fugue; http://en.wikipedia.org/wiki/Sonata; http://en.wikipedia.org/wiki/Cantata; http://en.wikipedia.org/wiki/Sonata_form

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails