sábado, 9 de julho de 2011

Você pode me dizer como é que se faz na teoria do Big Crunch, para se "engatar uma ré" no campo gravitacional atual, que expande à velocidade c? Acho impossível informar alguém que se afasta de nós à velocidade c, que já está na hora de voltar. E você?

O campo gravitacional, isto é, o espaço, não se expande com a velocidade "c". Esta velocidade é relativa ao observador e varia proporcionalmente com a distância a ele pela constante de Hubble, que hoje vale 71 (+/- 7) km/s/Mpc. Isto significa que a uma distância de 4.225 Mpc (13.781.240.000 anos-luz) ela se tornará "c" e, a partir daí, excederá a "c". Como a luz só viaja à velocidade "c", tudo o que estiver além disso não será visível. Mas não significa que não exista. A velocidade de expansão pode exceder a "c", pois não é uma velocidade de deslocamento de nada que possua massa ou energia.
Quanto à teoria do Big Crunsh, o que impediria a expansão do Universo e a transformaria em contração é o próprio campo gravitacional. Note que o motor da expansão não é o campo gravitacional (curvatura do espaço-tempo). Ele, pelo contrário, é um fator de contração do espaço. Se o espaço está expandindo é porque, em algum momento, outra causa provocou tal ocorrência. Trata-se da chamada "energia escura", que, na verdade, seria um campo repulsivo, que atuou de forma intensíssima no período denominado "inflação". Se ela não atuar mais, então a gravitação está desacelerando a expansão, desde então. Dependendo do caso, esta desaceleração poderá se dar até que a expansão pare e, então, o espaço passe a se contrair. Num outro caso, mesmo sem a energia escura, a celeridade da expansão pode ser maior do que a desaceleração da gravidade consiga parar, e a expansão será interminável. Se a energia escura ainda estiver atuante, como se tem observado, as chances da gravidade reverter a expansão diminuem. É como se estivéssemos em um carro apertando o acelerador e o freio ao mesmo tempo. O freio é a gravidade e o acelerador é a energia escura. Dependendo de que for maior o carro parará ou não. Mas na analogia do carro não há o que o puxe de volta para trás.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails