quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pq chamar Poligamia de Poliamorismo?! Visto que é derivado da Poliginia e Poliandria, portanto, abrange os dois, só que sem ordem de numero, genero e grau. Devemos chamar, entao, Monogamia de Monoamorismo? Poliamor monogâmico, ou poligâmico?!

São conceitos distintos. Poligamia, que abrange a poliginia e a poliandria é o fato de haver relação conjugal formal de um homem com mais de uma mulher ou de uma mulher com mais de um homem ou ambos. Mas não necessariamente envolve amor romântico entre eles. Poliamorismo é o amor romântico e erótico de uma pessoa com mais de uma outra, do mesmo sexo ou não, mesmo que não envolva relacionamento formal. Pode ser um namorado com duas namoradas e vice versa, ou mais. Com consentimento de todos os envolvidos e com sentimento sincero de amor, desejo e compromisso de carinho, respeito, cuidado, companheirismo, amizade, doação, curtição, admiração, cumplicidade, só que não de exclusividade. Pode estar associado à poligamia ou não. As pessoas não precisam formar casais múltiplos estabelecidos, mas podem também. Note que não se trata de comportamento libertino de uma mera pluralidade de parceiros sexuais eventuais, sem nenhuma ligação afetiva mais perene, mesmo que não definitiva. É, propriamente, um namoro, com todo o significado do termo, que também existe entre cônjuges, só que podendo ser estendido a mais de um parceiro simultâneo com o conhecimento e a aprovação deles todos.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

Um comentário:

GuiNina disse...

Respondendo a Resposta:
Assim como Monogamia não necessariamente quer dizer "uma relação formal", o mesmo diz-se da Poligamia.

Portanto, relação conjugal, sexual, com ou sem amor romântico, onde uma pessoa só tem um parceiro, chama-se Monogamia.

Relação conjugal, sexual, com ou sem amor romântico, que é entre duas ou mais pessoas, sem ordem de número, gênero e grau, chama-se Poligamia.

Os termos "Poli e Mono...GAMIA", se referem a número de perceiros sexuais.

O termo "Poliamorismo", então, acaba por tornar "Monogamia" algo pejorativo, considerando que na própria Monogamia, somos Poliamoristas.

Portanto, só não é associado, o Poliamorismo, a Poligamia, quando há uma relação Monogâmica.

Por isso deve-se distinguir, evitando uso errado da palavra, tornando "Monogamia" pejorativo,...

o Poliamorismo Monogâmico do Poliamorismo Poligâmico.


Podemos entrar noutra questão, então.

Que tens a dizer sobre essa afirmação:

"Poligamia é Lei humana cuja abolição marca um progresso Social."

Abraço.

PS.: Gostei muito de tua arte.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails