sábado, 1 de outubro de 2011

A função seno possui fórmula "explícita"? Assim como um certo f(x) polinomial pode ter fórmula algébrica x² + 3x - 2, imagino que sen(x) tenha alguma fórmula (embora transcendental) onde substituir o x, operar e ter o resultado. Há algo assim?

Não. As funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais, além de outras, não podem ser expressas por uma expressão finita de potências racionais de seu argumento, São chamadas transcendentes. Mas podem ser aproximadas, até a precisão que se queira, por uma série de potências truncada em algum expoente. É dessa maneira que as calculadoras fornecem os valores dessas funções.

Filosofia, Ciência, Arte, Cultura, Educação

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado!! O senhor não imagina o quanto eu questionava estas condições de: "A calculadora te dar o valor e vc não saber de onde veio"... Ouvir falarem: "O importante é a aplicação"... e por ai vai!!

UFFAAAAAA... Espero poder compreender estas tais equações "transcendentais" e tentar entender como civilizações antigas dominavam esta técnica uso de cálculo integral!!!! Abs professor!!

Ernesto von Ruckert disse...

Veja isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rie_de_Taylor

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails