Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 19 de maio de 2013
Você acha que uma pessoa que nasce sem os 5 sentidos teria a capacidade de pensar?
Não sei. Ter-se-ia que fazer um experimento e não seria simples. Todavia acho (mero palpite), que não, mesmo tendo o hardware cerebral, não teria dados para processar. Se você pensar em "todos" os sentidos, incluindo fome, sede, frio, posicionamento esquelético (são mais de 20) acho que essa pessoa não conseguiria nem viver. Os sentidos que dão percepção interna são essenciais. Sem os sentidos de percepção externa, acho que ela poderia viver, se bem que perigosamente. Mesmo sendo capaz de falar, não aprenderia. Nem a andar, talvez. Não sei. Há uma memória procedural instintiva, mas a maior parte é adquirida. Quanto ao pensamento abstrato, na verdade ele se ancora em dados concretos registrados pelos sentidos. Sem eles, não sei como seria o pensar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Interessante isso. Estava justamente a pensar sobre isso e tentar achar algum estudo a respeito. Concordo em várias partes consigo.
Postar um comentário