Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Antes de surgir o Universo, não existia nada. Mas esse nada era uma escuridão? Você pode afirmar que existia energia, mas como a energia surgiu? Não sei se entende meu ponto. Como pode algo pode surgir do nada sem ser obra de alguém inteligente? Como tudo pode surgir do nada, do escuro? Marcos Farias
Nada não é escuridão, pois escuridão é um espaço sem luz. Nada não é vácuo, pois vácuo é um espaço sem matéria. Nada não é vazio, pois vazio é um vácuo sem radiação e nem campo. Nada é ausência de matéria, radiação e campo, bem como do espaço e do tempo. Nada não é algo. É a ausência de tudo. Antes do Universo surgir não havia energia, pois energia é um atributo que alguma coisa possui. Todas as explicações para o surgimento do Universo, mesmo as que acham que esse surgimento tenha sido obra de um deus (uma "criação"), consideram que ele se deu a partir de coisa alguma. Ou seja, Deus teria feito surgir tudo o que existe de nada (e não "do nada"). Uma vez que isso seja possível, por que seria necessário uma inteligência extrínseca ao Universo para provocá-lo? Claro que ele poderia ser inteiramente fortuito. Esta suposição não é mais fantástica do que a de uma criação por algum deus. Como aconteceu? Não se sabe. Mas o fato de não se saber não significa que seja impossível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário