Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de novembro de 2013
Em tuas respostas observei que menciona a superioridade do caráter teológico do Islã frente ao Cristianismo e mesmo a do caráter moral presente no Budismo quando comparado à moral cristã. Poderia explicitar melhor sobre esses temas ? AHienaPessimista
Em relação ao cristianismo, o islã é mais racional ao considerar Deus realmente único, sem três pessoas e ao considerar que a salvação da alma depende só da conduta do fiel e não de nenhum salvador. Quanto à moral, a Budista, por cultivar a solidariedade, o altruísmo, a compaixão, o pacifismo, o desprendimento, e esses tipos de valores, é superior à islâmica, à judaica, à cristã e à hinduísta. Essa última peca pela consideração das castas. As três primeiras consideram que a salvação só ocorre com o fiel de cada uma delas. O budismo não exige fidelidade religiosa para se atingir a iluminação e a libertação do ciclo de sansaras. Mas eu não aceito esse negócio de sansara nem de karma. Claro que também não acredito nem em Deus (ou deuses) nem em espíritos, como a alma. Mas vejo que, há considerar tais coisas, prefiro a teologia islâmica com a moral budista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário