Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Se todo psiquismo pode ser explicado pelo cérebro, como o senhor explica por exemplo, a vontade de chorar? Husky Siberiano
Todas as emoções são ocorrências neurológicas e somáticas. O psiquismo é neurossomático em sua totalidade. Atualmente, com as técnicas de imageria cerebral por meio de ressonância magnética funcional, é possível ver a atividade cerebral durante várias ocorrências, tanto cognitivas quanto emotivas. Leia este artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652009000100013 . Leia, também, os livros do António Damásio. O interessante é que, mesmo que não se consiga obter, ainda, uma boa explicação para os fatos psíquicos em função da neurologia, a suposição de que exista uma alma também não explica, pois não se tem a mínima ideia, nem de como se investigar, sobre o funcionamento da suposta alma nem de sua interação com o cérebro para que as emoções, por exemplo, acionem os nervos para provocar o choro ou os pensamentos acionem os músculos para a locomoção e tudo o mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário