Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Como se define o que é "bom"? Qual o critério? E por que eu deveria aceitar o seu critério, em vez do meu? E qual o melhor critério para escolher o melhor critério? Por quê é o melhor? (ad infinitum) E se existir uma boa definição, por quê eu tenho que me preocupar em fazer coisas "boas"? David Junior
Isso é uma conceituação da palavra. Trata-se de um consenso entre falantes de uma língua sobre quando se diz certa palavra, o que se está expressando por ela. É o significado do significante. No caso de "bom", trata-se da qualidade de algo que seja capaz de propiciar prazer, satisfação, lucro, benefício, alegria, felicidade, bem estar e estados semelhantes. Então "bem" é aquilo que propicia o que é bom. Note que esse significado não é particular. Ele é genérico, para todo mundo. Pode haver algo que seja bom, particularmente para alguém, e não para todo mundo, como o gosto por qualquer coisa. Mas não se trata de um bem universal. Quanto a ter que fazer coisas boas, não tem. Cada um pode fazer o que quiser. A questão é que a sociedade, para preservar-se como uma estrutura edificada para propiciar a seus membros a melhor vida possível, não pode permitir que cada um faça o que quiser se isso for prejudicial ao bem comum ou ao bem particular de alguém. Só se pode causar algum mal se isso for para se obter um bem maior. E nisso tem que se considerar o amplitude do bem em termos gerais e não particulares. Por outro lado, as boas ações são fonte de maximização da felicidade global, e, portanto, da própria pessoa que a faz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário