Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 12 de janeiro de 2014
Camarada E. Von Rückert, o Sr acredita que possa existir vida em outros planetas? ou descarta totalmente essa possibilidade?
Já falei muito sobre isso, mas repito. Acho que a probabilidade de vida primitiva (procariota) em outros planetas é razoável (talvez em um décimo deles), mas de vida superior (eucariota metazoária) bem mais rara. Inteligente então, raríssima. Mas é capaz de haver uns três planetas com vida inteligente por galáxia, o que garantiria a existência de um meio trilhão no Universo Observável. Só que eles devem estar tão afastados de nós que a comunicação e a visita se tornam praticamente impossíveis. Para outras galáxias é fora de cogitação, mas, mesmo dentro da nossa, a expectativa é de que outro planeta com vida inteligente se situe a dezenas de milhares de anos-luz de nós. Isso inviabiliza qualquer viagem e mesmo qualquer comunicação. Logo não acho que tenhamos sido visitados por nenhum extra-terrestre no passado e nem no futuro o seremos. Todavia há a possibilidade de que nosso planeta seja o único do Universo a ter vida. E que isso será uma efemeridade que durará apenas poucos bilhões de anos e acabará para sempre em todos os lugares, sem deixar o menor vestígio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário