Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
A ética é uma construção humana e, como construção, impossibilita de ter verdadade em si, mas somente, como as outras coisas, uma verdade construída. Se uma ética é um modelo, ele precisa ser considerado verdadeiro antes de ser posto e se a verdade se sustenta na ética, não há um paradoxo?
Não é a verdade que se sustenta na ética. É o valor da verdade. Isto é, o fato da verdade ser melhor do que a mentira. A verdade não é ética. Nem é, propriamente, lógica. Ela é epistemológica, fundamentalmente. Isto é, ela revela a adequação entre a realidade e a sua descrição. O fato da ética ser uma construção humana não a impossibilita de ser verdadeira. A ética é filosófica e não é uma questão de opinião. A ética busca estabelecer critérios que devam pautar as ações para que sejam consideradas boas ou más. E isso pode ser aferido, inclusive, experimentalmente, eu diria até, cientificamente. Então não há circularidade. As condições de eticidade de uma ação precisam ser verdadeiras. Mas o fato de ser verdadeiro não é ético e nem deixa de ser, pois a verdade não é uma ação e a ética cuida das ações. Todavia dizer a verdade é uma ação. Então a ética cuida disso. Dizer a verdade tem um valor ético positivo e dizer a mentira tem um valor ético negativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário