segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Eu me sinto inferior a você e teria vergonha de manter um diálogo pessoal com o senhor devido a sua imensa superioridade intelectual. Como o senhor lida com pessoas que se sentem inferiores perante você e que conselhos você daria a partir dos seus ideais anárquicos pra pessoas como eu?

Ninguém é superior nem inferior a ninguém. O valor de uma pessoa não está em seu conhecimento, suas habilidades, sua riqueza, seu poder, o que faz, sua beleza, sua saúde, sua força. Está em seu caráter e em sua personalidade. Isso é o que importa. E uma parte da personalidade consiste na auto-estima. É preciso desenvolvê-la e concluir que todos podem ser valiosos para si e para os outros, apesar das diferenças nos vários aspectos mencionados. Aprendi isso com meu pai, que aprendeu com o dele, de modo que vejo todas as pessoas como iguais a mim. Ou seja, não me considero melhor nem pior do que ninguém. Mas faço uma ressalva, com relação às pessoas "do mal". Essas eu desprezo mesmo. Por mais ricas, inteligentes, cultas, poderosas, bonitas ou o que seja que tiverem, se forem más, não prestam e não merecem a menor consideração de minha parte. E eu nem preocupo em disfarçar. Seja quem for. Quanto à vergonha, perca-a logo. Vergonha não é uma virtude. É um defeito.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails