Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Tendo em vista que o bem e o mal são construções morais, ou seja, consequentemente relativas, a verdade tem seu valor, também, relativo?
Não são não. As construções morais são as permissões e as proibições. O bem e o mal, bem como o certo e o errado são conceitos éticos. Os conceitos morais são relativos, mas os éticos não. A ética busca estabelecer, de forma independente do contexto, o que seja correto e incorreto no agir humano. A moral é o conjunto de normas práticas a serem obedecidas para atender a ética. Como elas são promulgadas pela sociedade e não filosóficas, nem sempre seguem a ética. Grande parte atende os interesses dos grupos dominantes. A verdade é um valor ético, além de lógico, metafísico e epistemológico. A moral deve premiar a verdade e condenar a mentira. Quando não o faz, é legítimo e, mesmo, imperativo, que se proceda contrariamente à moral. Note que há casos em que a ética obriga a não falar a verdade, como, por exemplo, para proteger um inocente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário