Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Então, na sua concepção, a entropia seja o Universo expandindo ou contraindo ela estará aumentando? Por exemplo, se você deixa um vaso cair no chão, e ele se quebra todo, agora vamos supor que esse vaso volte para cima da mesma reconstituindo-se, a sua entropia não estaria diminuindo?
Essa reconstituição do vaso é uma ocorrência que não acontece. Só na imaginação, como se fosse possível retroceder no tempo. Mas a expansão ou a contração do Universo são eventos que se dão com o tempo passando normalmente para frente. Tanto num caso como no outro, há aumento de entropia. A contração não é uma reversão da expansão. É outro fenômeno, provocado por outra condição. Na situação em que se tem a expansão, o estado mais expandido é mais provável do que o menos expandido. Na situação em que a contração é que está ocorrendo, o estado mais contraído é mais provável do que o estado menos contraído.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário