Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Se no anarquismo o sistema de troca é usado, então, se uma pessoa não quiser produzir nada ela será excluída da sociedade?
A anarquia não se baseia em uma economia de trocas (da qual o dinheiro é apenas um instrumento facilitador). A anarquia se baseia numa economia de doações, sem retribuição. Uma pessoa que não produza, não tendo justificativa para isso, tem que ser excluída dos benefícios que todos concedem uns aos outros pelo fato de todos produzirem uns para os outros. A produção pode ser de bens materiais, culturais ou de serviços. É preciso que ela se convença de que os benefícios que aufere da comunidade existem porque ela também participa da distribuição deles. mesmo que não seja como uma troca direta. Isso é uma questão de educação, desde a tenra infância. Não é possível se instituir uma sociedade assim de repente. Há que se chegar lá por meio de um processo evolutivo de conscientização, que, necessariamente, será bem longo (da ordem de vários séculos).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário