Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Ernesto, se a gravidade sobressair sobre a "energia escura" o Universo irá se contrair, sua entropia irá diminuir, a seta cosmológica irá apontar para o lado oposto das setas termodinâmica e psicológica? Ou é impossível isso acontecer?
Não é impossível, mas os dados observacionais apontam no sentido de que a dita "energia escura" prevalece sobre o efeito gravitacional. Não vejo em que essa possibilidade seria contrária a nenhuma consideração termodinâmica, especialmente quanto a uma possível redução da entropia. Seja a expansão cósmica permanente ou reversível a uma futura contração, em ambos os casos isso se dará com o aumento da entropia, de modo que o "Big Crunch", caso venha a se dar, diferirá significativamente do "Big Bang" por sua muito maior entropia. Quanto a qualquer relação com a evolução cosmológica do mundo e alguma consideração psicológica, não vejo nenhuma. Me explique o que você está entendendo por isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário