Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Ernesto, o que existia antes do big bang? De onde veio a matéria? Sempre que penso nisso, imagino um looping infinito, como se as coisas sempre tivessem existido. Existe alguma hipótese, teoria para tal explicação?
Nada, não existia coisa alguma. Nem matéria, nem campo, nem radiação, nem espaço (sequer vazio), nem tempo. Nem "o nada". A matéria proveio do campo, bem como a radiação. O campo é a entidade primordial do conteúdo substancial do Universo. O próprio espaço exite em função do conteúdo que contém e o tempo em função da evolução desse conteúdo e desse espaço. Se nada muda, não há tempo. Se nada existe, não há espaço. Tudo o que existe surgiu, espontaneamente, sem causa, sem origem, sem propósito. E já surgiu com o espaço que contém se expandindo, o que iniciou o correr do tempo. A suposição de que tudo sempre tenha existido não pode ser descartada metafisicamente mas, fenomenologicamente, pode-se constatar que houve um momento em que tudo passou a existir, antes do qual não haviam momentos e coisa alguma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário