Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Olá! Encontrei por acaso seu perfil aqui no ask, e adorei ler suas opiniões e argumentos sobre os mais variados assuntos. Já lhe admiro muito. Gostaria de perguntar algo que sempre me confunde, apesar de eu ter lido sobre algumas vezes: qual a diferença entre um ateu e um agnóstico?
Ateu é a pessoa que considera que não existam deuses de nenhuma espécie. Agnóstico é quem considera que não seja possível saber se deuses existam ou não. Pode haver agnósticos ateus e não ateus, bem como ateus agnósticos e não agnósticos. Quem não é agnóstico ou é gnóstico ou é cético. O gnóstico considera que se possa saber se existe ou não algum deus. E pode considerar que não exista (ateu forte ou dogmático) ou que exista (teísta, deísta, panteísta ou panenteísta). O cético considera que seja possível saber se existe ou não algum deus, mas não se sabe. O cético pode ser ateu ou não. Eu, por exemplo, sou um ateu cético. Então gnóstico, cético ou agnóstico são posições no espectro epistemológico da crença, ou seja, da consideração sobre a possibilidade ou não da existência de deuses. Ateu, teísta, deísta, panteísta e panenteísta são posições no espectro da crença propriamente dita, ou seja sobre a consideração da existência ou não de deuses e do modo de concebê-los.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário