Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
A Filosofia entra no reducionismo? Ela estaria além de todas as ramificações? Ou seria a ramificação de algum conhecimento expandido? Não acho que poderia ser expandida da Física, pois ela lida com abstrações que não podem existir fisicamente (círcs. quadrados, objeto subir e descer ao mesmo tempo).
A Filosofia é aberta a todas as possibilidades. Ela, justamente, as discute, reflete sobre elas e fornece subsídios para que a pessoa opte por sua concepção pessoal a respeito do que quer que seja. Mas uma pessoa filosófica sabe que outras concepções podem ser admitidas. Todavia mantém a sua, a respeito de cada assunto, pelas razões que a convencem de sua opção, estando, porém, sempre aberta a mudar o modo de pensar, se convencida. A Filosofia abarca as ciências naturais e sociais, transcendendo-as, pois faz a crítica de sua validade. Mas é preciso que o filósofo tenha um bom trânsito em ciências, para poder apreciar quando o que elas dizem é válido ou não. O filósofo tem que ser o polímata por excelência. Não é à toa que no pórtico da Academia de Platão estava escrito: "Não entre se não for geômetra". Isso significa, atualmente que todo filósofo tem que entender de ciência, especialmente física e biologia. Além de matemática, é claro. Bem como de história, sociologia, antropologia. Não é fácil ser filósofo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário