Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
"Fim do unverso" seria fim espacial mesmo. Já li algo sobre que se você sair de um ponto do Universo e percorrer por ele todo, você voltaria no mesmo ponto, como se fosse redondo ou algo do tipo. Pergunta esclarecida. Agora outro ponto interessante, antes do "começo", o que havia antes do Big Bang?
Essa consideração de voltar ao ponto de partida por trás é só se o Universo fosse finito, caso em que seria fechado sobre si mesmo. Todavia os dados observacionais mostram que ele é infinito. Então, caminhando-se sempre para frente, jamais se voltará ao ponto de partida. Quanto ao Big Bang, para começar, é preciso entender que ele não foi o surgimento do Universo e sim o início de sua expansão. Pode ser que o conteúdo, cujo espaço continente começou a se expandir, já existisse de modo imperturbado. Nesse caso, não haveria tempo antes do Big Bang, pois o tempo só existe se o estado do Universo muda e ele começou a mudar com a expansão. Então, sem tempo, não haveria "antes" do Big Bang. Haveria conteúdo e espaço, mas não tempo. Todavia, o que se supõe é que o conteúdo e o espaço também não existiam e surgiram já se expandindo. Nesse caso também não havia "antes". Isto é, não havia nada. Nem tempo, nem conteúdo, nem espaço, mesmo vazio. Nem havia "o nada".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário