Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Professor, no filme "Tese Sobre um Homicídio", um professor de direito acredita que um aluno seu cometeu homicídio e reúne elementos para denunciá-lo - não contarei o final. Gostaria de saber se o que o professor reuniu indícios, evidências ou provas para embasar sua suposição. Grato e parabéns pelo
Indícios, evidências e provas são distintos. Indício é uma suposição que aponta no sentido de alguma explicação para um fato sem, tampouco, garanti-la. Evidência é uma constatação direta, incontestável. Prova é uma indicação indireta, por meio de uma conclusão lógica baseada em raciocínio, sem evidência, mas irrefutável. Não se pode basear nenhuma conclusão cabal em indícios. Eles apenas apontam onde se devem fazer as investigações. Evidências e provas permitem uma conclusão cabal e, daí, uma condenação ou absolvição. Pode-se fazer uma denúncia com base em indícios, mas eles não permitem uma decisão sobre a culpabilidade ou não. Não havendo prova de culpa sempre é presumida a inocência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário